COMISSÃO APROVA PROJETO QUE ENVOLVE RIBEIRÃO CORRENTE E OUTRAS 22 CIDADES NO NOVO ROTEIRO TURÍSTICO DOS CAFÉS

Deputados federais devem aprovar breve projeto que inclui Ribeirão Corrente no Roteiro Turístico dos Cafés

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou a criação do Roteiro Turístico dos Cafés da Alta Mogiana, envolvendo 15 municípios de São Paulo e 8 municípios de Minas Gerais. A medida está prevista no Projeto de Lei 7091/17, do deputado Adérmis Marini (PSDB-SP).

Pelo texto, a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos envolvendo os cafés produzidos na Alta Mogiana receberão o apoio de programas oficiais voltados para a regionalização do turismo.

O relator do projeto, deputado Goulart (PSD-SP), apresentou parecer pela aprovação. Para ele, a criação do roteiro está em harmonia com a importância econômica do turismo como gerador de renda, empregos e receita. “Esse roteiro vai estimular o turismo na região, com todos os reflexos positivos daí decorrentes”, disse.

Os municípios beneficiados são Altinópolis, Batatais, Buritizal, Cajuru, Cristais Paulista, Franca, Itirapuã, Jeriquara, Nuporanga, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Santo Antônio da Alegria e São José da Bela Vista, no estado de São Paulo; e Claraval, Capetinga, Cássia, Ibiraci, Itamogi, Sacramento, São Sebastião do Paraíso e São Tomás de Aquino, em Minas Gerais.

O projeto, antes da aprovação final dos deputados, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Segue abaixo o texto de Marini para justificar a criação do Roteiro:

“É nítida a importância econômica que o Turismo assume como gerador de renda, empregos e receita atualmente. Constitui o segmento econômico que mais emprega, principalmente por meio de pequenas e médias empresas, tornando a geração de empregos uma das razões que justificam o esforço de captação de novos investimentos. Trata-se de um dos segmentos da economia de maior crescimento em todo o mundo. O faturamento global do turismo já ultrapassa o de indústrias tradicionais, como as de petróleo, de produtos alimentícios e automobilística. O movimento total do turismo já equivale a 10% do produto mundial. Estima-se que 1 a cada 11 postos de trabalho no mundo tenha sido gerado pelo turismo. Tudo isso colabora para que as atividades turísticas desempenhem importante papel no desenvolvimento social e econômico. É, ademais, uma das cinco atividades mais pujantes em nossa economia. Estima-se que gera um a cada 12 empregos – com destaque para as parcelas mais jovens e menos escolarizadas da força de trabalho –, alimenta o comércio regional, contribui para a sustentabilidade das regiões visitadas e movimenta a produção, distribuição e consumo de bens e arte locais. Entre 1990 e 2015, o número de chegadas internacionais em nosso país aumentou 486%, passando de 1,06 milhão para 6,21 milhões de pessoas, um crescimento médio de 7,3% ao ano – bem superior ao do turismo mundial, de 4,2% ao ano. O aumento do turismo doméstico é igualmente expressivo. Cumpre, assim, adotar uma visão moderna do turismo enquanto “indústria”. Cabe ao País aproveitar suas potencialidades e sua vocação turística nos mais diversos nichos. Devemos transformar os atrativos turísticos existentes em efetivos produtos turísticos, de modo a estimular o desenvolvimento econômico nos destinos turísticos brasileiros. A presente iniciativa busca contribuir com esse processo de fortalecimento do setor turístico nacional. A criação de um Roteiro Turístico dos Cafés da Alta Mogiana favorecerá o resgate cultural e histórico da cultura da cafeicultura região, a divulgação do produto e a própria identidade regional. A Alta Mogiana já tem a certificação que a reconhece como produtora de cafés especiais, razão pela qual estamos certos de que a constituição oficial desse roteiro permitirá a expansão do turismo rural nos municípios a ele pertencentes, com o desenvolvimento econômico-social, a melhoria da infraestrutura urbana e a inclusão social daí decorrentes. Ante o exposto, contamos com o apoio”