Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde destaca a importância dos trabalhadores do SUS

Hoje, na Casa da Cultura, foi realizada a Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com o tema “Democracia, Trabalho, e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS Acontecer”. O evento reuniu profissionais da saúde, gestores, acadêmicos e representantes da sociedade civil para discutir e promover a visibilidade dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde (SUS).

A conferência foi um marco importante na luta pelo reconhecimento e valorização dos profissionais que atuam na saúde pública, além de abordar estratégias para a expansão do acesso da população aos serviços de saúde e a integralidade do cuidado.

Durante o encontro, foram realizadas palestras e grupos de trabalho que discutiram temas como a democratização das relações de trabalho na saúde, a educação continuada dos profissionais e o desenvolvimento de políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e maior qualidade no atendimento à população.

Os participantes destacaram a importância de valorizar os trabalhadores do SUS, que são fundamentais para a concretização de um sistema de saúde público, universal e de qualidade. “É essencial reconhecer o esforço e dedicação desses profissionais, que enfrentam desafios diários para garantir o acesso à saúde para todos. Este evento é uma oportunidade de dar voz a essas pessoas e promover a melhoria contínua do SUS”, afirmou um dos presentes.

A conferência também abordou a necessidade de fortalecer a educação na saúde, promovendo a formação e capacitação contínua dos trabalhadores. “A educação permanente é crucial para que os profissionais estejam sempre atualizados e preparados para enfrentar as novas demandas e desafios do setor”, ressaltou outro participante.

O evento foi concluído com um chamado à ação para que todos os envolvidos continuem lutando pela valorização dos trabalhadores da saúde e pela defesa de um SUS mais justo e eficiente. A mobilização e o engajamento da sociedade são fundamentais para garantir a sustentabilidade e o fortalecimento do sistema de saúde pública no Brasil.

A Conferência de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde foi um passo importante na construção de um SUS mais humano e eficiente, destacando que são os trabalhadores e trabalhadoras da saúde que fazem esse sistema acontecer todos os dias.

Confira algumas fotos clicando aqui.