19 de abril - Dia dos Povos Indígenas
O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada hoje em todo o país e tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros e combater preconceitos contra os indígenas. É também uma oportunidade de se pensar nos avanços que devem acontecer para que os direitos aos povos indígenas sejam integralmente garantidos.
Essa data tem como propósito manter viva as histórias e as culturas dos quase 900 mil indígenas que existem no Brasil, conforme o Censo de 2010.
POR QUE O DIA DO ÍNDIO FOI ALTERADO PARA DIA DOS POVOS INDÍGENAS?
Na ocasião da sua criação, a data comemorativa foi intitulada Dia do Índio, e assim permaneceu durante quase seis décadas. O nome gerava um grande desconforto na comunidade indígena, uma vez que a palavra “índio” é entendida por eles como preconceituosa por ter um sentido negativo no senso comum, referindo-se a algo “selvagem” e “atrasado”.
Um termo mais apropriado na visão da comunidade indígena é “povos indígenas”, pois a palavra “indígena” refere-se à ideia de povos originários, os primeiros residentes de um lugar. Isso fez com que um projeto de lei fosse apresentado, em 2019, para alteração do nome da data comemorativa.
Esse projeto foi aprovado no Congresso Nacional e sancionado pela Presidência da República em 8 de julho de 2022, determinando a alteração do nome Dia do Índio para Dia dos Povos Indígenas.
Compartilhar
Deixar um comentário
Atenção: seu e-mail não será publicado.
Comentários