• Imagem: PMRC (15).jpg

• Imagem: PMRC (2).jpg

• Imagem: PMRC (1).jpg

SEMANA DO MEIO AMBIENTE TEM VISITA A PARQUE E PLANTAÇÃO DE ÁRVORES

A Prefeitura de Ribeirão Corrente realizou uma série de ações no decorrer da última semana, alusiva ao Meio Ambiente.

Na segunda-feira, 5, Dia do Meio Ambiente, uma imagem institucional foi veiculada nas redes sociais. Na legenda, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi enfática na importância da preservação dos recursos naturais.

"Sim, sim, hoje é dia do meio ambiente, não é só dos bichinhos e das plantas. Hoje é o dia em que nos referimos a uma complexidade que envolve o nosso planeta. Estamos falando dos ecossistemas, dos seres vivos, dos processos naturais que ocorrem nele, da ação antrópica sobre o planeta, da relação que nós humanos temos com meio ambiente e tantas outras coisas.

Falar de meio ambiente não é só tratar de assuntos ambientais em si, como biologia, ecologia e tantas outras disciplinas. Temos que ir muito além, falar de ciências exatas e sociais, filosofia, gestão pública, história, política, saúde pública e uma infinidade de assuntos. Isso só reforça que o meio ambiente é algo multidisciplinar e que envolve todos nós.

Então a Prefeitura de Ribeirão Corrente te convida hoje a não só plantar uma árvore, falar da importância do meio ambiente, dar um passeio no Bosque Cinquentenário ou outras atividades como essas. Queremos ver vocês refletindo no dia de hoje como o meio ambiente se insere na sua vida. Qual o papel do meio ambiente para você? Qual a relação que você mantém com ele? Como você pode melhorar sua relação com ele?
Mais do que ações, cada Dia Mundial do Meio Ambiente é a oportunidade de pararmos e refletirmos tudo isso. Talvez a partir disso possamos manter uma relação mais harmoniosa com o meio ambiente."

Os alunos da Escola Estadual Nenê Lourenço participaram ainda da palestra "A relação das aves com as transformações do homem no ambiente". A palestra, conduzida por Matheus Pontcherello, foi um importante pontapé na discussão do tema, que levou os adolescentes a conhecerem sobre o tema e a participar com perguntas.

Além de dicas de reciclagem, economia de água e os banefícios desse importante recurso natural, outras ações foram realizadas para ressaltar a importância da preservação do Meio Ambiente.

Considerando que o excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras (IBGE, 2010), é de suma importância que as crianças aprendam sobre os benefícios de se ter uma alimentação adequada e adquiram hábitos alimentares saudáveis.

Neste sentido, o Projeto Horta/Alimentação Saudável visa proporcionar para as crianças de 4 a 5 anos da educação infantil da Pré-Escola Farid Salomão, o contato com a produção de alimentos vegetais desde a fase da preparação do solo até a colheita como forma de incentivo a alimentação saudável, e como instrumento para a educação ambiental.

O projeto nos leva a pensar sobre a importância de trabalhar e desenvolver temas que aflorem nas crianças seus sentimentos de reverência a vida. Deseja que os alunos plantem em si essa semente e internalizem esse aprendizado. A proposta do projeto é trabalhar atividade de educação ambiental e educação nutricional de forma que as crianças compreendam que fazem parte deste sistema vivo e interativo.

Os alunos dos 4º e 5º anos da Farid Salomão, além de alunos da Pré-Escola, se uniram para compensar o CO2 e cuidar do nosso planeta. Juntos, fizeram a diferença e deixaram um legado sustentável para as futuras gerações.

Os alunos da EMEB Jornalista Granduque José não ficaram de fora das ações da Semana do Meio Ambiente e visitaram o Parque Furnas do Bom Jesus! Uma experiência que ficará na memória de nossos alunos e um contato previlegiado com a natureza.

A Prefeitura ainda realizou o Dia D Sem Sacola Plástica, incentivando moradores e comércio local a abandorem o uso desse material simples, porém prejudicial ao Meio Ambiente.